• Leonor Monteiro

Crie Uma Casa Saudável!


Tenha uma vida mais tranquila e feliz


Muitas vezes vamos a lugares que nos deixam esgotados, cansados, com a sensação de que perdemos energia. Mas se o ambiente tóxico passa a ser nossa casa, tudo fica mais complicado. Pois é na segurança do lar que convivemos com a nossa família, repousamos, temos momentos de tranquilidade e recarregamos as energias. Psicologicamente, uma casa tóxica irá afetar diversos aspectos de nossas vidas.


O ambiente exerce influência sobre nós. E isso é mais do que mera suposição energética. Uma casa com um ambiente tóxico irá impactar no seu dia-a-dia. Não encontrar o que procura, excesso de informação, cores massantes, desordem, geram stress e conflitos, principalmente quanto temos compromissos.


Por tudo isto, criar um ambiente aconchegante, limpo, organizado, onde haja conforto e paz é fundamental para transformar a sua casa num lar. Um ambiente onde a energia da harmonia e da criatividade flui com mais facilidade é o mesmo ambiente onde conseguimos nos desligar de problemas, ao invés de criar novos.


É papel do psicólogo ajudar as pessoas. Em baixo segue uma lista de hábitos e dicas para que a sua casa deixe de ser um ambiente tóxico e se torne mais aconchegante e agradável para si e para a sua família.


1) Casa organizada, mente organizada


Ao organizar a sua casa, organiza a sua mente. Isto porque o efeito psicológico é tão poderoso que naturalmente você vai alterando o seu modo de pensar, se viver numa casa com ordem. Não precisa de se tornar num perfeccionista, nem nada que se pareça!


Uma organização saudável de ambientes significa encontrar destino para o que não é usado ou está quebrado, ter lugares específicos para agrupar objectos com finalidade semelhante, ter espaço para transitar entre os móveis e quartos. Ter acesso às janelas. E manter as coisas no lugar após o seu uso.

Pense porque guarda coisas que não usa? O que irá sentir quando as deitar fora?

Se não usa: doe, venda ou coloque junto a um contentor. Se está estragado e não tem concerto, deite fora.


2)A Limpeza e higiene trazem harmonia para o lar


A limpeza é fundamental para um lar harmonioso. Os japoneses são conhecidos no mundo todo por primar pela limpeza e higiene dos ambientes.

Eles acreditam que a energia se concentra ou flui conforme os ambientes que estamos. Por exemplo, eles não entram em casa com os sapatos que usaram na rua, para que a energia externa não tenha contato com a energia da casa.


Este não precisa ser um hábito na sua casa. Mas manter quartos e móveis limpos, além de evitar alergias e acumulação de ácaros e bactérias, tornará o ambiente mais agradável e você permanecerá mais feliz nesse ambiente.


Sem perder a concentração pensando no que deve limpar ou outras tarefas que sugam sua energia. Faça ao seu ritmo.


3) Mude a energia da sua casa, mudando os móveis de lugar


Trocar os móveis de lugar é um exercício interessante para mudar alguns hábitos. Um ambiente tóxico se torna monótono, onde as coisas sempre acontecem do mesmo modo. Se tudo se encontra permanentemente da forma que você deixou, sem espaço para o novo, sem possibilidades de mudar a energia, torna-se num ambiente estagnado.


Mude os móveis de lugar e verá o poder que isso exerce na sua vida. No mínimo, terá novas perspectivas para reorganizar ambientes e torná-los mais agradáveis. Se não gostar, é só voltar a disposição anterior.


4) Crie espaços aconchegantes para sua casa


Num ambiente tóxico não existe espaço para ambientes aconchegantes. Você está sempre desconfortável, seja na sala, no quarto, no sofá, tudo incomoda. Ou também lhe suga a energia, ou faz dormir, ou o deixa sem atitude.


Crie espaços aconchegantes para a sua casa, vale colocar uma manta no sofá, arranjar um abajur, tentar quadros novos, mudar incidência de luz, colocar prateleiras com objetos colecionáveis ou fotos da família, tapetes, puffs, cortinados. Diversas ideias simples podem mudar sua casa e torná-la mais aconchegante.


5) Transforme um ambiente tóxico num ambiente criativo


Um ambiente criativo é aquele que você tem espaço para inventar coisas novas. É colorido, alegre, tem materiais para serem usados, cola, tesouras lápis de cor, réguas. Já imaginou ter na sua mesa de centro da sala um estúdio de criação para brincar com as crianças e depois deixar tudo ali guardado outra vez? Existem bancos que são caixas de arrumação, por ex.


Já pensou em se aventurar em algum hobby ou aprender um instrumento musical? E os livros de colorir? Macrame, criar uma horta, existem várias ideias de hortas urbanas, caso não tenha um quintal.

São tantas ideias e modos de se distrair e ter na sua casa um ambiente criativo e descontraído. Experimente,certamente que o seu nível de stress cairá consideravelmente.


6) Não grite, reduza ruídos, tenha momentos de silêncio, evite luzes fortes


Evite gritar em sua casa, reduza o excesso de ruídos, durma em silêncio num ambiente escuro. Estas são dicas preciosas para a sua mente entrar em repouso e você recarregar as energias.

Tente baixar o tom de voz para as conversas do dia a dia. Você verá que quanto mais baixo se fala, mais se entende o que é dito.


7) Cantinho da gratidão


Você tem um cantinho da gratidão? Este cantinho é um espaço destinado à meditação ou à simples prática da gratidão. Reúna objetos de valor sentimental, espiritual, energético e um espaço limpo e organizado, cuidado com as velas.


Use o que mais corresponde à sua intuição e/ou fé.

Reserve um momento do dia para ficar em silêncio e agradecer.

O poder da gratidão é imensurável e pode ajudar você a ter uma casa mais feliz e uma vida mais harmoniosa.


Existem diversas outras maneiras de tornar a sua casa num ambiente aconchegante, encontre a melhor forma e faça a sua casa ter uma influência positiva na sua vida. Você logo notará a mudança.


87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo