Neste espaço encontra toda a experiência profissional de Leonor Monteiro.

Experiência
Profissional
  • Assessoria externa ao Tribunal de Mafra em mentoria e intervenção em processos de promoção e proteção com início a 19 de março de 2022

  • Realizou de forma pioneira em Portugal, desde Novembro de 2017 até Junho de 2019, assessoria técnica exterior, como Psicóloga/psicoterapeuta, designadamente com a abordagem das constelações sistémicas, em Processos de Regulação do Exercício das Responsabilidades Parentais e de Promoção e proteção do Tribunal de Mafra, pelo Juiz Dr. Joaquim Silva. Também foi nomeada como assessora técnica externa para intervir no mesmo âmbito em processos no Juízo de Família e Menores do Barreiro e do Juízo de Família e Menores de Lisboa.

  • Desde 1995 exerce Psicoterapia em várias instituições e clínicas, designadamente no Centro Clinico de Odivelas, atendendo crianças, adolescentes e adultos bem como casais. Casos de temáticas variadas como as perturbações de personalidade (como os casos borderlines dependentes, evitantes) baixa auto-estima, e auto-confiança, perturbações emocionais – como a depressão e a ansiedade - fobias, ataques de pânico, problemas de relacionamento interpessoal, comportamentos aditivos, anorexia, entre outras temáticas.

- Acordos com a AMI, SAMS e CRUZ VERMELHA.

- Sócia da Sociedade Portuguesa de Psicólogos

- Sócia Efectiva da Ordem dos Psicólogos.​

  • Formadora em vários workshops e instituições nas áreas da psicologia e Desenvolvimento pessoal, desde o final dos respectivos cursos, a nível nacional.

  • Exerce cromoterapia, bioenergética, e medicina vibracional, em contexto de clínica utilizando o método Cromo Spa desde 1998. Neste contexto tem dado formação a alguns colaboradores realizando também a supervisão dos tratamentos.

  • Entre 11/2014 e 01/2017 exerceu funções de Técnica Superior na Equipa de Intervenção Social de Sintra do Instituto da Segurança Social I. P, adiante designado ISS. Realiza atendimentos de primeira linha, de emergência social e realiza acompanhamentos de situações de pessoas idosas, saúde mental e deficiência. Integra pela Segurança Social, a equipa que criou e implementa a RVIS – Rede de Intervenção na Área da Violência em Sintra.

  • De 06/2009 a 10/2014, exerceu Assessoria Técnica Aos Tribunais, no Serviço Local de Sintra do ISS, em matérias de Tutelar Cível, designadamente avaliações das competências parentais aos progenitores e avaliações de crianças no âmbito da Regulação do Exercício das Responsabilidades Parentais.

  • De 01/2008 a 06/2009 exerceu como Técnica Superior no Instituto de Segurança Social (ISS. I.P.), Serviços Centrais, no Gabinete de Apoio a Programas o apoio à coordenação o acompanhamento técnico-pedagógico de Projetos Nacionais, designadamente, o Programa Comunitário de Ajuda alimentar a Carenciados - PCAAC, o Projeto para a inclusão Social -PROGRIDE, o CLIQUE SOLIDÁRIO, o SER CRIANÇA, o PAII - Programa de Apoio integrado a Idosos e os CLDS - Contratos Locais de Desenvolvimento Social.

  • Desde 10/2000 integrou a equipa multidisciplinar do Núcleo de Medidas e Políticas do Departamento de Envelhecimento e Dependência do Instituto para o Desenvolvimento Social - IDS desde a sua criação. A partir de Março de 2003, por integração das competências do IDS no ISS – Instituto da Segurança Social, esteve até 2007 integrada, como Técnica Superior da área de Psicologia, no Departamento de Proteção Social e Cidadania, inicialmente Departamento de Desenvolvimento Social - Área de Envelhecimento Dependência e Deficiência.

  • Entre outras atividades como elaboração de pareceres, foi a técnica responsável pela criação e acompanhamento dos projetos “ReCriar o Futuro” (preparação para a reforma – projeto piloto na CM Lisboa) e o de caracterização dos efeitos psicológicos do acolhimento em instituição de pessoas idosas para proceder à prevenção do eventual impacte”.

Experiências no âmbito do IDS e a seguir a 2002 no ISS I.P.:

  • Entre 2001 e 2007, Apresentou o projecto “ReCriar o Futuro” em mais de sessenta reuniões de trabalho e/ou de sensibilização para as mais diversas áreas de destinatários como Câmaras, Sindicatos e Empresas públicas e privadas em 17 Distritos e nas duas regiões autónomas.

  • Em 2007 em representação do ISS integrou a Unidade de Missão para os Cuidados Continuados Integrados no Ministério da Saúde, designadamente em grupos de trabalhos como a criação de orientações para a intervenção integrada e humanizada dos cuidados e elaboração do instrumento de avaliação integrado para os Cuidados Continuados.

  • De 2003 a 2005 participou “Plano de Auditoria Social e Acompanhamento”. O plano inicial visava o acompanhamento para os equipamentos de acolhimento para pessoas idosas avaliando situações de maus-tratos e violência física e psicológica e deu origem ao Manual de Boas Práticas em Equipamentos de Pessoas Idosas.

  • Em 2003 representante da área do envelhecimento do ISS.I.P. no grupo de trabalho sobre a “implementação do sistema de gestão da qualidade nos estabelecimentos integrados”

  • Durante 2002, Representante do IDS, no Grupo de trabalho que criou a proposta da Rede Mais (Cuidados Continuados Integrados), subgrupo relativo ao estabelecimento dos critérios de qualidade para avaliar as respostas a criar que originou orientações para modelo da qualidade nos Equipamentos Sociais da resposta Apoio Domiciliário e Lar de Idosos.

  • De 2001 a 2002, representante do IDS, no Grupo de Trabalho para apresentar proposta de alteração ao modelo dos protocolos de Cooperação entre o Estado e as Uniões do Sector Social - Cláusula VII (pessoas idosas em situação de dependência).

  • De 10-2000 a 12-2002, integrou a equipa de apoio, do projecto “Formação e certificação para responsáveis técnicos e outro pessoal dos Estabelecimentos para pessoas idosas”.

  • De 10/2000 até 2007, colaborou, como técnica de psicologia da equipa na maior parte dos restantes projecto produzidos pelo NMP do DDS do IDS, nomeadamente, na exposição itinerante de Associativismo e Voluntariado, e na fundamentação teórica do projecto de “Envelhecimento na população homossexual em Portugal” e no projecto “Infogeronte –Formação de técnicos na área do envelhecimento”.

Acompanhamento/visitas a equipamentos sociais (2000/2003):

  • Montepio, Rainha D. Leonor, Caldas da Rainha, Lar para idosos e Centro de Saúde, estabelecimento integrado da Segurança Social.

  • Lar da Santa casa da Misericórdia de Lisboa, como acompanhamento técnico de Nicole Delperée, especialista belga em direito e gerontologia.

  • Estabelecimento Integrado da Segurança Social – Lar de S. Domingos em Santarém, na qualidade de membro da equipa de apoio do projecto “Formação e Certificação dos profissionais que actuam na área do envelhecimento” do IDS/DED/NMP.

  • No âmbito das visitas efectuadas pelos técnicos do Departamento às entidades promotoras do “Programa de apoio à iniciativa privada” – PAIPS, Lar de S. Em Pombal.

  • No âmbito da colaboração como técnica da aérea do envelhecimento no projecto de Implementação do sistema de gestão da qualidade em estabelecimentos integrados da Segurança Social, ao Lar das Fontainhas no Porto, ao CATI - Centro de apoio à terceira idade de Coimbra, e ao Centro de Bem-estar social do Laranjeiro.

Participação na organização dos seguintes eventos:

  • 17/11/2004, Organização de Encontro Nacional de Formação e acompanhamento com os Centros Distritais, relativo ao Projecto ReCriar o Futuro que decorreu no Instituto de Segurança Social, Lisboa.

  • 29/3/2001, Seminário “Voluntariado - uma escolha um desafio”, organizado pelo Núcleo de Medidas e Políticas, do Departamento de Envelhecimento e Dependência do IDS, Parque das Nações, Lisboa.

  • 1-2/12/2001, “Congresso do ano internacional dos voluntários” Organizado pela Comissão Nacional AIV., Culturgest, Lisboa.

  • 6-7/12/2000, Encontro do PAII- Programa de Apoio Integrado a Idosos “Inovar rumo à Autonomia”, IDS- Direcção geral da Saúde, Fórum Lisboa.

  • Entre 02/2000 e 03/2002, em regime de voluntariado, realizou Consultas de Atendimento Psicológico a Jovens no Centro de Saúde de Odivelas projecto integrado no “Espaço Jovem”. Colaborou em acções como a preparação da formação para pais na “Escola de pais”, visando a prevenção das problemáticas que surgem neste espaço.

  • De 10/1999 a 10/2000, Formadora do domínio de Psicologia, a formandos de cursos de aprendizagem, no Sindicato dos Profissionais de Seguros de Portugal, no curso técnico administrativo de Seguros, Total 125 horas, Lisboa.

  • De 1998 a 2000 Trabalhou na Associação das Obras Assistenciais das Conferências Femininas de S. Vicente de Paulo como Psicóloga, exercendo funções de Acompanhamento de responsáveis dos cerca de 40 Estabelecimentos (pequenas residências e Lares de idosos da Associação), apoio à Direcção, apoio e acompanhamento dos utentes, recrutamento e selecção de funcionários.

  • De 1995 a 1996 exerceu psicologia, nos serviços da Unidade Terapêutica da Dor, na Neurologia - consulta de Epilepsia, e Clínica I do Instituto Português de Oncologia, IPO, Lisboa realizando as entrevistas de triagem, acções de formação a outros técnicos de saúde, avaliação de funções cognitivas dos doentes, e acompanhamento psicológico e psicoterapêutico a doentes e familiares (para além do Estágio Académico), em regime de voluntariado.

  • De 1994 a 1996 preparou e apresentou aulas de Desenvolvimento Pessoal e Social, em regime de voluntariado, para alunos do primeiro ciclo, na Escola Primária da Ameixoeira, Lisboa.

  • De 1994 a 1997 Na Casa de Repouso da Alameda, Lar lucrativo com cerca de oitenta utentes, em Lisboa, Realizava o acolhimento a avaliação inicial e continua prestava acompanhamento psicológico e apoio emocional aos utentes e a familiares de utentes, funções de recrutamento e seleção do pessoal, organizava e dinamizava ações de formação para os recursos humanos e supervisora de estágio (de 1994 a 1995) do curso de Psicologia da psicóloga Margarida Silva da Universidade Lusófona.

Outras atividades realizadas:

  • Entre 2008 e 2009, orientação do estágio de Psicologia do desenvolvido, de Sara Guerreiro, numa Unidade de Cuidados Continuados Integrados (média e longa duração).

  • Pertenceu no biénio 2005/2006 aos órgãos sociais da Associação Portuguesa de Psicogerontologia, APP, 1ª Vogal da Direção.

  • Em 1997/1998 pertenceu aos órgãos sociais da Sociedade Portuguesa de Naturologia, como Secretária do Conselho Técnico.

  • Entre 1995 e 1998, organizou fins-de-semana para jovens Organizadas pela ONG de carácter cultural - GEM.

  • De 1993 a 1995, pertenceu ao grupo de jovens e grupo coral da Paróquia de Odivelas.

  • Entre 1990 e 1993, pertenceu à Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia representou a Direcção, participou na fundação do Gabinete de Saídas profissionais e colaborou com a sessão Administrativa. Na AE foi elemento da organização de Cursos/Congressos: 1-3/11/1991 “Psicologia Clínica”, Formação inserida no VI Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia, Machico, Madeira. e 16/05/1991, “I Encontro Científico”, AEFPCE, Fac. de Psicologia e C. Educ., Lisboa.